Perguntas Frequentes

01 - A depilação é realmente definitiva?

A depilação é definitiva na maioria dos casos. Na literatura médica internacional, ressalta-se que nosso organismo tem células germinativas que podem se diferenciar em linhagens de células, inclusive do pelo, fazendo com que o pelo possa ressurgir quando:

◙ Estimulado por determinados hormônios, como, por exemplo: (i) alterações hormonais decorrentes da menopausa; (ii) restrição calórica intensa causando perda rápida de peso; (iii) administração de hormônios, como alguns anticoncepcionais, andrógenos, dentre outros;

◙ Há utilização de medicamentos que promovem crescimento do pelo, como, por exemplo, minoxidil e seus derivados ou finasteride;

◙ Há aplicação de determinados tipos de laser com comprimento específico para estimular crescimento capilar, como também a capacidade individual de revascularizar o bulbo capilar.

02 - Quantas sessões são necessárias?

A média relatada na literatura médica varia de 8 (oito) a 15 (quinze) sessões, mas pode haver necessidade de menos ou mais sessões, a depender do organismo de cada pessoa. Em regra, quanto mais fino o pelo e mais claro, maior a necessidade de mais sessões. A efetividade também vai variar de acordo com as alterações individuais citadas na pergunta “1”.

O intervalo entre as sessões também pode interferir no número de sessões, pois é bem estabelecido que o procedimento a laser só é efetivo, em eliminar o pelo, quando este se encontra na fase de crescimento rápido, chamada de Fase Anágena.

O ciclo do pelo tem quatro fases e cada área do nosso corpo tem intervalos de tempo diferentes para o pelo atingir a fase de crescimento rápido. Numa determinada área vamos encontrar os pelos em fases diferentes, ou seja, tanto  em fase de crescimento rápido, quanto, concomitantemente, em fase de crescimento lento. Isso explica a necessidade de realizar várias sessões para eliminar os pelos daquela determinada área, respeitando esse conhecimento fisiológico dos pelos.

03 - Os pelos podem voltar a nascer?

Os pelos podem sim ressurgir. Recomenda-se, após finalização das sessões nas quais se obteve um resultado satisfatório, realizar novas sessões de manutenção (intervalos de dois a quatro meses, dependendo da área e da observação individual de como ocorria a fase de crescimento rápido do pelo), por um período aproximado de um ano.

04 - Funciona em pelos finos e loiros?

A efetividade em pelos loiros e finos é diminuída. Nesses casos, será preciso um número maior de sessões e ajustes na prescrição habitual.

05 - Pode pegar sol durante o procedimento?

As características do nosso laser são muito adequadas ao nosso clima (com região ensolarada). O nosso comprimento de onda é o que tem menor atração pela melanina, tanto que tem sido seguro realizar na pele negra. Por prudência, recomenda-se evitar a exposição ao sol nos dias que antecedem o procedimento e logo após ele, como também o uso do protetor solar FPS 30, ou maior. Essas orientações também se encontram detalhadas no documento anexo ao nosso contrato da prestação de serviços de depilação.

06 - Qual é o intervalo entre as sessões?

O intervalo entre as sessões deve respeitar o ciclo das fases do pelo de cada região do corpo (citadas na pergunta 2) para que seja possível alcançar uma melhor efetividade a cada sessão realizada. Por exemplo, a fase de crescimento rápido de um buço ou barba é muito diferente quando comparada à das pernas. Respeitamos os aspectos individuais que vamos conhecendo quando o cliente retorna para uma nova sessão, observando o comportamento do crescimento do pelo. Assim poderemos encontrar o intervalo mais adequado para cada indivíduo.

07 - O procedimento é doloroso?

Observamos que o nosso procedimento é o mais tolerável do mercado, atualmente. A grande maioria não relata desconforto intolerável, porém, a dor é uma queixa subjetiva (envolvendo vários fatores, especialmente experiência anterior negativa com outro tipo de laser) e sensibilidade individual.

 

É descrito na literatura que algumas pessoas podem ter uma sensibilidade nervosa acima da média, como também outras tem uma sensibilidade inferior da média da população.

 

Caso haja interesse, recomenda-se o agendamento de um teste nas nossas unidades, para avaliação sobre a tolerância do procedimento para o cliente.

08 - Pode fazer amamentando?

Não existe contraindicação para a realização do procedimento no período da amamentação, exceto na área da aréola.

09 - A partir de que idade é possível iniciar a depilação?

A partir da adolescência pode ser iniciado o procedimento. Porém, sabe-se que nessa fase o corpo está em intensa alteração hormonal, o que pode interferir na efetividade, no número de sessões necessárias, bem como no ressurgimento dos pelos num momento posterior à finalização das sessões da depilação.

10 - A depilação é eficaz no pelo branco?

Até o momento não. E portanto, não é recomendado naqueles querem fazer depilação a laser no pelo branco.